O autor Steven Pressfield dividi o livro em 3 partes onde ele discorre sobre nosso maior inimigo "A resistência" (desmotivação): na primeira parte ele a define e mostra como ela se manifesta no nosso cotidiano, na segunda parte passa anticorpos para combatê-la e no terceiro mostra o que acontece quando a vencemos e anulamos.
A GUERRA DA ARTE
Possuímos duas vidas a vivida e não vivida e barreira entre as duas é a resistência. Pressfield fala que "qualquer ato que rejeite a gratificação imediata em favor do crescimento da saúde e da integridade de longo prazo, evocará a resistência", isto é, sempre que negamos uma satisfação efêmera e buscamos desenvolver habilidades, projetos ou objetivos isso gerará a resistência (desmotivação), desse modo fica claro que essa é uma dificuldade interna, embora achemos ela representada em fatores exógenos como parentes, amigos, namorada (o).SINTOMAS COMUNS DA RESISTÊNCIA
- Procrastinação: forma mais comum devido a facilidade para racionalizar. Nunca afirmamos "nunca vou começar meu projeto", mas sim "vou começar meu projeto dia tal". A periculosidade dessa manifestação é a possibilidade de se tornar um hábito.-Vitimização: não passa de uma forma de agressão passiva.
-Compulsão: problemas e situações que retiram a atenção.
QUAL A CONSEQUÊNCIA?
- Infelicidade.
- Crítica à vida alheia.
A resistência é diretamente correlacionada e proporcional ao amor porque é impossível dispender tempo e dedicação ao um projeto que não seja de imensa importância para nós.
Resumindo
- A resistência é o maior empecilho para iniciar qualquer coisa. Dificuldade interna
- Para seu combate é necessário ter compromisso.
- Assim que temos uma atitude pró-ativa perante o"mundo" uma força superior age a nosso favor.
Comentários
Postar um comentário
Se você tem alguma dúvida deixe-me saber