Olá caros leitores, dando continuidade ao post anterior onde eu falava sobre dados estatísticos básicos hoje falo sobre o conceito de medidas de dispersão.
Faixa interquartil
O intervalo interquartil foi desenvolvido com a finalidade de avaliar o nível de dispersão dos dados de uma população ou amostra em torno de uma medida central, levando em consideração o ordenamento dos dados em ordem crescente. Essa medida é encontrado por meio do cálculo dos "quartis" , sendo o primeiro quartil (inferior), o quartil intermediário (mediana) e o terceiro quartil (superior) o intervalo é encontrado pela diferença entre o primeiro quartil e terceiro quartil - > Q3 - Q1.
Variância
Para compreender o comportamento dos dados (discreto e contínuo) de forma mais objetiva usa-se como complemento na análise de dados a variância e, consequentemente, o desvio padrão. A variância de um conjunto de dados em questão é uma medida estatística que visa informar o "quão distante" seus valores estão do valor esperado (média).
Se u = E(x) é o valor esperado (média) da variável aleatória X, então a variância é:
Adotando uma linguagem informal podemos dizer que é "a média do quadrado da distância de cada ponto até a média".
Desvio Padrão
Por último, uma medida de dispersão em torno de uma média amostral. Um baixo desvio padrão indica que os pontos dos dados tendem a estar próximos do valor esperado (média). Um elevando desvio padrão mostra que os dados estão espalhados por uma diversa gama de valores, essa medida pode ser encontrada através da raiz quadrada da variância populacional ou amostral correspondente.
Em suma, esses são os conceitos que eu gostaria de abordar aqui com vocês devido a essencialidade para o entendimento de eventuais posts sobre mercado financeiro e modelagem estatística.
Alguma dúvida, pedido, sugestões ou trabalhos "freelas" fica a vontade para entrar em contato :).
Comentários
Postar um comentário
Se você tem alguma dúvida deixe-me saber